SEARCH
You are in browse mode. You must login to use MEMORY

   Log in to start

level: Level 1

Questions and Answers List

level questions: Level 1

QuestionAnswer
1 - Fazer certo da primeira vez(econ. tempo e din) 2 - É processo preventivo. 3 - É Incorporada ao prod. como result. da atenção dedicada as neces. dos Clientes. 4 - É Resp. de todos os envolvidos. 5 - É um processo de Melhoria contínuaConforme, para Crosby (1990), existem CINCO princípios básicos da qualidade que, se seguidos, produzirão melhores resultados:
Software é produzido com base em pessoas, e não em processos.Situação denominada CAOS
Interessados ou Stakeholders.Como são chamados os envolvidos direta ou indiretamente no projeto de Software?
O patrocinador; Os Clientes; Os Usuários Finais; Os Fornecedores.OS envolvidos devem ser identificados logo nas fases iniciais do projeto. Os principais são:
> Prod; < defeito; > Confiabilidade; < retrabalho; < H.E.; > Satisfação dos Clientes;Benefícios de produzir Software com Qualidade:
Cultura da Organização; Complexidade das soluções; Custo e prazo maldefinidos; Envolvidos não identificados.Obstáculos da Qualidade:
Cultura da Organização. "Se esta dando certo, por que mudar?"Um dos principais obstáculos à Qualidade:
Cliente; Usuário; Desenvolvedor; GerenteVisões da Qualidade no Desenvolvimento de um software envolve:
Baixo Custo; Atende aos NegóciosVisão do CLIENTE no des. de um Software de Qualidade:
Fácil de Usar; FuncionalidadesVisão do USUÁRIO no des. de um Software de Qualidade:
Bom Código; Fácil de CorrigirVisão do DESENVOLVEDOR no des. de um Software de Qualidade:
Prazo e Custos dento das estimativasVisão do GERENTE no des. de um Software de Qualidade:
Garantia de Qualidade; Controle de QualidadeNo processo de Qualidade existe dois conceitos que sempre causam confusão em relação à sua definição e à sua finalidade:
Ações planejadas e sistemáticas atuando de forma preventiva para atingir a Qualidade do Produto de Software. Avalia se as Carac. do produto estão de acordo com os padrões estab. e se as atividades estão conforme o planejado.Garantia de Qualidade:
Uso de métodos e ferramentas que ajudem a conseguir: especificações, projeto e codificação de maior qualidade; Padrões para Documentos,código e estilo de codificação; Esses padrões podem ser determinados pelo cliente, por normas internacionais ou pela empresa de des.; Realização das atividades de verificação e validação: revisões, inspeções, dentre outras.Algumas Atividades da garantia de qualidade devem envolver:
Não conformidade é o não atendimento a um requisito de qualidade (necessidade ou expectativa implícita ou obrigatória)Segundo a NBR ISO 9000:2005
Atividades realizadas após o produto de Software estar pronto; O Objetivo é permitir o aceite do produto, um "selo"atestado que está de acordo com as especificações; Por meio do CQ evita-se que produtos defeituosos sejam entregues aos clientes.Controle de Qualidade
Essa atividade chama‑se auditoria.No controle da qualidade, uma atividade deve ser executada visando avaliar se as ações de qualidade planejadas estão sendo executadas de acordo com o processo estabelecido.
Os testes funcionais de SoftwareQual a principal atividade de controle de qualidade:
Auditoria de produto; Auditoria de processo; Auditoria de sistemas de qualidade;Auditorias podem ser classificadas em três tipos:
Verificar a conformidade com os padrões estabelecidos;Auditoria de Produto:
Verificar se as ações de qualidade planejadas estão sendo executadas;Auditoria de processo:
Avalia a eficácia da implementação desse sistema e determina o grau em que os objetivos do sistema estão sendo atingidos.Auditoria de Sistemas de Qualidade:
GQ = feita DURANTE o desenvolvimento de Software; CQ= feito APÓS o produto estar pronto.Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade:
Um SGQ tem como objetivo padronizar os processos de uma empresa para a criação de seu produto final, proporcionando a satisfação de seus clientes e a melhoria contínua dos seus processos (ANTONIONI, 1995).Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
Inicia com requisitos do cliente => produto é construído => processo de medição e análise dos padrões definidos (para garantir qualidade) => ações corretivas para melhorar o processo; OBJETIVO FINAL: PROPORCIONAR SATISFAÇÃO DO CLIENTE;Ciclo do SGQ
Conscientização da alta administração: Fator mais eficaz; Razões contratuais: normalmente se alcança(demora); Competitividade: manter a empresa concorrendo; Modismo: Ineficaz, processo é abandonado no meio do caminho, porque não atinge a Alta Admin.Fatores para implantação de um SGQ
lançada no fim da década de 1980. Serve como arcabouço‑padrão para definir como as demais normas específicas devem ser utilizadas.A NBR ISO 9000 – norma‑padrão
ISO 9000; ISO 9001; ISO 9000-1; ISO 9000-3Para o estudo relacionado à qualidade de software, são relevantes as seguintes normas relacionadas à ISO 9000:
Para cada item da NBR ISO 9001 existe um correspondente na NBR ISO 9000‑3 que a detalha e a adequa às empresas de software.A NBR ISO 9000‑3 é a norma da qualidade do SGQ aplicada às empresas de desenvolvimento de software.
Ao entendimento de Requisitos funcionais; Ao uso de metodologias consistentes para Des. Software; Gerenciamento do projeto desde a concepção até manutenção. NÃO ABORDA ASPECTOS RELACIONADOS A MELHORIA CONTÍNUA. Portanto: o objeto é: TRAZER QUAIS PROCESSOS A ORG DEVE TER E MANTER PARA O DES DE SOFTWARE.A NBR ISO 9000‑3 abrange questões relacionadas:
A NBR ISO 9001 baseia-se em 20 diretrizes. a NBR ISO 9000-3 exige que 18 critérios estejam presentes no sistema de qualidade, agrupando essas diretrizes em três partes: ESTRUTURA, CICLO DE VIDA, SUPORTE.A estrutura da NBR ISO 9000‑3
abertura de novos mercados; Maior Conformidade; Maior integração entre os setores; Melhores condições para acompanhar e controlar processos; Diminuição dos custos de desenv.A certificação ISO 9000 traz uma série de benefícios, podendo destacar:
NBR ISO 9000-1Para empresas de desenvolvimento de software, a norma é:
Modelo McCall; ISO/IEC 9126 ou NBR 13596; ISO/IEC 12207; ISO/IEC 14598; ISO/IEC 25000;Normas e modelo de qualidade para produtos de software:
McCall definiu 11 fatores de qualidade e 23 critérios que, inter‑relacionados, permitem a avaliação da qualidade de um produto de software.Normas e modelo de qualidade para produtos de software: Modelo de McCall
Visão de Revisão(cap. de sofrer manut.); Visão de Operação(cond. de util. do Soft); Visão de Transição (cap. de adapt a outros ambientes)O Modelo de McCall define claramente quais são esses fatores de qualidade que podem ser avaliados e os dividiu em três visões:
(REVISÃO): manutenção, flexibilidade, testabilidade; (OPERAÇÃO): correção, confiabilidade, eficiência, integridade, usabilidade; (TRANSIÇÃO): portabilidade, reuso, interoperabilidade.11 fatores do modelo de McCall
CORREÇÃO: "Faz o que queremos?" CONFIABILIDADE: "É estável?" EFICIÊNCIA: "Usa o hardware de maneira adequada?" INTEGRIDADE: "É seguro? " USABILIDADE: "É fácil de usar?"Modelo de McCall - Visão de OPERAÇÃO:
MANUTENIBILIDADE: "É fácil de corrigir?" FLEXIBILIDADE: "É fácil incluir novas funcionalidades?" TESTABILIDADE: "É fácil testar o sistema?"Modelo de McCall - Visão de REVISÃO:
PORTABILIDADE: "Pode ser usado em outra máquina?" REUSABILIDADE: "Alguma parte pode ser reutilizada?" INTEROPERABILIDADE: "Está apto para fazer interface com outros sistemas?"Modelo de McCall - Visão de TRANSIÇÃO:
Atribuindo peso a cada um deles e combinando‑os com os fatores de qualidade, chegaram a uma classificação quantitativa para a verificação da aderência do software aos padrões de qualidade esperados. a importância de cada fator e cada critério de qualidade varia conforme o tipo do software. Cada critério de qualidade está associado a um ou mais fatores de qualidade que permitem a correta avaliação de cada fator para cada tipo de software.McCall, Richards e Walters (1977) também definiram 23 critérios.
Desenvolvido pela ISO e IEC em 1991, Publicado no brasil como NBR/13596. Define 6 categorias de características de qualidade do produto de software. Divididas em Subcaracterísticas. Que podem ser avaliadas por métricas quantitativas. Tal conjunto permite dizer se o software satisfaz as necessidades e os padrões estabelecidos pelos desenvolvedores e pelos usuários (ISO,2001).Normas e modelo de qualidade para produtos de software: ISO/IEC 9126. Características de qualidade do produto de software.
International Electrotechnical Commission e é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve padrões sobre tecnologias elétricas e eletrônicas, inclusive sobre software, presente em mais de 150 países.O que Significa IEC
Ilustração.De acordo com a norma ISO/IEC 9126, o documento propõe um conjunto de atributos de qualidade, distribuídos em seis características, que, por sua vez, são divididas em subcaracterísticas, chamado de modelo de referência.
checklist para definir os requisitos não funcionais e para avaliar se estes estão atendidos ao final da construção do software.A norma ISSO/IEC 9126 pode ser utilizada como:
Descreve os processos de ciclo de vida de um produto de software e foi publicada em 1995. A norma define um conjunto de processos que padroniza as atividades e orienta o desenvolvimento, a manutenção e a aquisição para as empresas de desenvolvimento de software.Normas e modelo de qualidade para produtos de software: ISO/IEC 12207 - Ciclo de Vida do Software
Ciclo de vida é uma estrutura que contém atividades aplicadas ao desenvolvimento, à operação e à manutenção de software, desde a definição de requisitos até o término de seu uso (ISO, 2008).O que é Ciclo de Vida de um software (ISO/IEC 12207)
Os processos fundamentais, que abrangem a execução do desenvolvimento do software; Os processos de apoio, que são as atividades de suporte e qualidade do software; E os processos organizacionais, que são as atividades que permitem a manutenção e a melhoria dos processos. Vale ressaltar o processo de Adaptação;A norma ISO/IEC 12207 está estruturada em três grupos de processo:
Aquisição; Fornecimento; Desenvolvimento; Operação; Manutenção;ISO/IEC 12207 - PROCESSO FUNDAMENTAL
Auditoria; Configuração; Documentação; Garantia de Qualidade; Revisão; Resolução de problemas; Verificação; Validação;ISO/IEC 12207 - PROCESSO DE APOIO
Gerência; Infraestrutura; Melhoria; Treinamento;ISO/IEC 12207 - PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Camada que proporciona a flexibilidade necessária a todo processo. Estão definidas as tarefas para adequar a aplicação da norma na organização ou em projetos de software que possuem características específicas. Esses processos permitem que a norma seja adaptável a qualquer empresa de desenvolvimento.ISO/IEC 12207 - PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO
Estabelece um conjunto de tarefas como objetivo de padronizar a avaliação da qualidade do produto de software. Trata‑se de um complemento da norma ISO/IEC 9126 e deve ser utilizada em conjunto com esta. A norma ISO/IEC 14598 possui atividades para medir as características de um produto de software, relatórios e documentos de avaliação (1999).Normas e modelo de qualidade para produtos de software: ISO/IEC 14598 - Avaliação de produto de software
14598‑1 - Visão geral; 14598-2 - Planejamento e gestão; 14598-3 - Processo para Desenvolvedores; 14598-4 - Processo para adquirentes; 14598-5 - Processo para Avaliadores; 14598-6 - Documentação de módulos de avaliação.A norma ISO/IEC 14598 está subdividida em seis partes:
Desenvolvedor, Adquirente, AvaliadorA norma ISO/IEC 14598 descreve o processo de avaliação do produto de software sob três perspectivas:
Análise; Especificação; Projeto; Execução;A norma ISO/IEC 14598 descreve o processo de avaliação do produto de software sob três perspectivas (Desenvolvedor, Adquirente, Avaliador). Cada perspectiva possui quatro fases distintas no processo de avaliação:
Em estabelecer métricas que serão aplicadas considerando os padrões estabelecidos.ISO/IEC 14598 - O AVALIADOR deve se preocupar:
Em criar processos e formas de medição da qualidade do produto durante sua construção.ISO/IEC 14598 - O DESENVOLVEDOR deve se preocupar:
Tem a responsabilidade de avaliar um produto de software que está sendo adquirido e, para isso, precisa criar parâmetros e métricas que deixem claros os critérios adotados no seu parecer.ISO/IEC 14598 - O ADQUIRENTE deve se preocupar:
Estabelecer requisitos de avaliação => Especificar a avaliação => Projetar a Avaliação => Executar a avaliação.ISO/IEC 14598 - Qual o processo de avaliação de produto de Software ?
Consiste em dizer quais características do produto de software fazem parte do processo e devem estar associadas às características de qualidade definidas na norma ISO/IEC 9126‑1. É importante adequar as características da qualidade ao produto a ser avaliado, pois cada software tem suas características específicas e que devem ser respeitadas.ISO/IEC 14598 - Qual o processo de avaliação de produto de Software: ESTABELECER REQUISITOS DE AVALIAÇÃO
Essa fase consiste em definir as medidas quantitativas para as características selecionadas na fase de requisitos. Devem‑se definir as metas e os critérios de avaliação de cada uma das medidas. Novamente as séries da norma ISO/IEC 9126‑2, 9126‑3 que definem as métricas internas e externas podem ser utilizadas como referência.ISO/IEC 14598 - Qual o processo de avaliação de produto de Software: ESPECIFICAR A AVALIAÇÃO
O objetivo dessa fase é descrever: quem, como, o que, quando e onde as avaliações são aplicadas e documentadas para permitir a análise comparativa da evolução das medidas realizadas.ISO/IEC 14598 - Qual o processo de avaliação de produto de Software: PROJETAR A AVALIAÇÃO
Nessa fase, a avaliação é aplicada e se obtêm os resultados quantitativos das medidas. Esses resultados são comparados com as metas estabelecidas de acordo com os critérios definidos.ISO/IEC 14598 - Qual o processo de avaliação de produto de Software: EXECUTAR A AVALIAÇÃO
Há uma forte relação entre as normas: ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598. Ambas devem ser utilizadas em conjunto para a obtenção de melhores resultados no processo de avaliação.Relação entre as séries das normas: ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598
O Modelo SQuaRE é a nova versão das normas: ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598 para especificação e avaliação da qualidade do produto de software, com o objetivo de unificar o processo de medição da qualidade do software. O objetivo da criação dessa norma é atualizar as informações de requisitos de qualidade, alinhar com novos conceitos de avaliação da qualidade, aumentar a consistência entre os atributos da qualidade descritos na norma ISO/IEC 9126 e o processo de avaliação da norma ISO/IEC 14598 e incluir procedimentos novos. Com isso, obtém‑se um documento único e consistente para todo o processo de qualidade.Normas e modelo de qualidade para produtos de software: ISO/IEC 25000 - SQuaRE
ISO/IEC 25000 - GUIA DO SQuaRE; ISO/IEC 25001 - Modelo de Qualidade; ISO/IEC 25002 - Medição de Qualidade; ISO/IEC 25003 - Requisitos da Qualidade; ISO/IEC 25004 - Avaliação da Qualidade;ISO/IEC 25000 - Contém cinco séries distintas:
Introdução geral sobre a norma e definição gerais sobre os termos utilizados nas séries. Também descreve orientações de como utilizar a norma e o relacionamento entre elas.ISO/IEC 25000 - séries : 25000
Corresponde à norma ISO/IEC 9126, que descreve as características dos requisitos de qualidade externos e internos. Detalha os requisitos de qualidade do produto de software.ISO/IEC 25000 - séries : 25001
Fornece um modelo de referência para medição da qualidade e orientações para a aplicação das métricas.ISO/IEC 25000 - séries : 25002
Apoia a especificação dos requisitos de qualidade durante a fase de levantamento de requisitos para um novo produto de software, ou seja, auxilia na definição dos padrões de qualidade esperados. Traz da norma ISO/IEC 9126 o conceito da relação de requisitos de qualidade com os requisitos do software.ISO/IEC 25000 - séries : 25003
Descreve os requisitos, as orientações para o processo de avaliação de produto de software e a definição dos documentos necessários para registrar todo o ciclo de medição realizado durante a avaliação. Apresenta uma estrutura de avaliação da qualidade oriunda das normas ISO/IEC9126‑1 e ISO/IEC 14598.ISO/IEC 25000 - séries : 25004
E atualizada e incorpora todos os conceitos das normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598. Portanto, deve‑se priorizar a sua utilização em relação às anteriores. Organiza, completa e elimina alguns conflitos que existem entre as normas ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598, e ainda possui exemplos de utilização da norma que facilitam seu uso. Portanto, torna‑se a referência para ser aplicada nas avaliações de produto de software.A norma ISO/IEC 25000 (SQuaRE) é mais recente
FuncionalidadeModelo McCall e ISO 9126 existem muitos fatores em comum. Qual fator existe apenas na 9126?
ISO 14598 e ISO 25000.Quais normas permitem a avaliação de um produto de software?
ISO 15504 e CMMI;Uma das principais limitações da NBR ISO 9000-3 é que nela não são abordados os aspectos relacionados com a melhoria contínua do processo, aspectos cobertos pelos modelos:
Tempo de resposta de um software.A norma ISO 9126 fornece um modelo geral que define seis categorias de características de qualidade do produto de software, que são divididas em subcaracterísticas. Para a característica de eficiência, assinale a alternativa que descreve uma de suas subcaracterísticas.
Documentação e verificação.A norma ISO/ IEC 12207 está estruturada em três grupos de processos: os processos fundamentais, que abrangem a execução do desenvolvimento do software, os processos de apoio, que são as atividades de suporte e qualidade do software e os processos organizacionais, que são as atividades que permitem a manutenção e a melhoria dos processos. Qual alternativa apresenta atividades dos processos de apoio?
ISO 9000-3;A norma que define diretrizes para facilitar a aplicação da norma ISO 9001 nas organizações que desenvolvem, fornecem e mantêm software é a norma:
Envolvidos não identificados e soluções complexas.Podemos afirmar que são obstáculos à qualidade:
Fazer certo da 1ª vez e processo preventivo.Existem cinco princípios básicos da qualidade que, se seguidos, irão produzir melhores resultados. Assinale a alternativa que apresenta esses princípios.
Eficiência, flexibilidade e portabilidade;McCall desenvolveu um modelo de qualidade no qual qualidade é definida por um conjunto de características internas e externas de um software, tornando-se o primeiro modelo de qualidade a ser amplamente divulgado e utilizado dentro de três visões: operação, revisão e transição. A alternativa que apresenta os fatores para operação, revisão e transição é:
Padrões e revisões.No processo de qualidade existem dois conceitos que sempre causam confusão com relação ao próprio conceito e à sua finalidade. São eles: a garantia da qualidade e o controle da qualidade. Assinale a alternativa que caracterize ações de garantia da qualidade.
Proporcionar a satisfação de seus clientes;Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem como objetivo padronizar os processos de uma empresa para a produção de seu produto final com o seguinte objetivo principal:
Conscientização da alta administração.Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem diversos fatores para motivar uma empresa a implantá-lo. Entre os fatores apresentados a seguir, qual traz resultados mais eficazes?
ISO 9000-3;A parte da norma ISO 9000 que descreve em detalhes como deve ser o processo de qualidade nas empresas de desenvolvimento e manutenção de software é a: