SEARCH
You are in browse mode. You must login to use MEMORY

   Log in to start

level: Level 1 of NB e tálamo

Questions and Answers List

level questions: Level 1 of NB e tálamo

QuestionAnswer
estruturas subcorticais (na substância profunda do telencéfalo), origem embrionária é o prosencéfalo.núcleos da base
funções dos NBmotricidade - complexo sistema que promove, inicia e regula o movimento. controle motor controle da motricidade ocular cognição controle de funções executivas - emocional controle da motivação, atenção e afeto em tarefas guiadas e alvo-específicas mediação postural, expressões faciais e corporais relacionadas a emoções.
planejamento do movimentocerebelo e áreas de associação cortical - até os NB
iniciação do movimentocórtex motor
execução do movimentocerebelo + córtex motor.
quais são os núcleos da basecaudado, putamen, globo pálido, clasutrum e amigdala.
corpo estriado é composto pornúcleo caudado + putamen
núcleo lentiforme é composto porputamen + globo pálido
núcleos funcionalmente associados mas que não são NBnúcleo subtalâmico, substância nigra, núcleo rubro
núcleo que representa o corpo estriado ventralmente, ou seja, as porções ventrais do caudado e do putamennúcleo acumbens
vascularização dos NBa. lentículo-estriadas, a. coroidal anterior, a. recorrente de Heubner
as vias que CHEGAM no putamen, caudado e acumbens (nucleo estriado ventral)aferências dos NB: - projeções do córtex (principalmente com glutamato) - projeções do tálamo (núcleos intralaminares e núcleo parafascicular) - núcleos da Rafe (parte compacta da substância nigra possui projeções dopaminérgicas em duas vias, excitatória D1- inibitória D2.
vias que SAEM do putamen, caudado e acumbenseferências dos NB: - globo pálido interno (projeções para o tálamo que segue para o córtex e tem relação com a movimentação dos membros). - substancia nigra pars reticulada (projeções para o tálamo que segue para o córtex e tem relação com a movimentação da cabeça e pescoço).
GPi e SNR fazem aferências para os núcleos mediodorsal e intralaminar do tálamosão vias associadas coma motricidade ocular e cognição. todas as projeções GPi e SNr são inibitórias e mediadas por GABA.
VIA INTRÍNSECA DIRETApromove o movimento, mediada por receptores D1 do estriado. via direta inibe o GPi (que é o núcleo inibidor do movimento) - gera movimento.
VIA INTRÍNSECA INDIRETAinibe o movimento, mediada por receptores D2 do estriado, passa pelo núcleo subtalâmico. estimula o GPi (que é o núcleo inibidor do movimento) por meio do NST, inibindo o movimento.
doença de Parkinsondegeneração da substância nigra, morte de neurônios dopaminérgicos. predomina a via direta.
faz parte do diencéfalo e é um conjunto de núcleos com funções diferentes (substância branca). Origem embriológica do prosencéfalo, é formado por estruturas ovoides bilaterais unidos pela aderência intertalâmica/massa intermédia.Tálamo
núcleo subtalâmico relacionado com a fisiologia dos núcleos da base.subtálamo
epífise com a glândula pineal e núcleos habenularesepitálamo
regula o SNA e o eixo hipotálamo-hipófise por meio da neuro-hipófise.hipotálamo
lâmina medular interna e externaOs núcleos do tálamo são divididos pelas lâminas medulares interna – substância branca em forma de Y. A lâmina medular externa é a que reveste o tálamo.
funções do tálamoMaior ponto coletor de aferências dos sistemas sensitivos – todos os impulsos sensoriais (exceto o olfatório) tem que passar pelo tálamo para serem percebidos conscientemente. Grande “estação retransmissora” – para impulsos que se originam de receptores sensitivos cutâneos e viscerais, impulsos visuais e auditivos, impulsos do hipotálamo, impulsos cerebelares e da formação reticular. Centro de integração e coordenação – de todas essas informações e vias porque a partir do tálamo diferentes vias e funções do SNC tomam forma. Controle da motricidade extrapiramidal – motricidade não relacionada ao trato corticoespinhal e piramidal. Início do movimento com conexões com os NB e movimentação fina e precisa com conexões com o cerebelo. Comportamento emocional – impulsos aferentes de sítios são integrados e recém um “caráter afetivo” (dor, estado de humor, sensação de bem-estar) porque o núcleo anterior tem ligação com a região pré-frontal. Consciência e estado de alerta – os núcleos ventral anterior, interlaminares e reticulares fazem parte do sistema reticular ativador ascendente (lesões nesse sistema podem cursar com alterações no estado de alerta e de consciência).
núcleos ventraisAnterior (VA), Lateral (VL), Intermédio (VIM), Póstero-lateral (VPL) e Póstero-medial (VPM).
núcleos lateraisdorsal e posterior
Núcleos talâmicos anteriores. Núcleos mediais. Pulvinar.sem divisão
Núcleo interlaminares:Centromediano (principal).
Corpos geniculadosmedial e lateral
divisão funcional dos núcleos do tálamoNúcleos específicos/Primários (Relê) – transmitem impulsos da periferia para as áreas corticais. Essas projeções podem ser divididas em duas: - Núcleos com projeções para áreas corticais primárias – VPL, VPM, C. Geniculados, VOP, VOA, VA. - Núcleos com projeções para áreas corticais associativas – núcleo anterior, núcleo medial, pulvinar e núcleos laterais. Núcleos inespecíficos/Secundários – recebem estimulação aferentes de vários órgãos dos sentidos e se projetam indiretamente ao córtex após conexões com outros núcleos (ex.: núcleos da base, hipotálamo ou do próprio tálamo). - Núcleo Centromediano.
Núcleos Ventrais Póstero-lateraisSão fibras somatossensitivas que sobem pelo lemnisco medial (trato de fibras sensitivas) que se conectam ao tálamo pelos: Núcleo Ventral Póstero-lateral (VPL) e Núcleo Ventral Póstero-medial (VPM). VPL e VPM projetam fibras para áreas somatossensitivas do córtex – áreas 3a, 3b, 1 e 2.
Núcleo Ventral Póstero-lateral (VPL)estação retransmissora para o lemnisco medial, faz aferências sensitivas dos membros.
Núcleo Ventral Póstero-medial (VPM)estação retransmissora para aferentes do trigêmeo, faz aferências sensitivas da face. Fibras gustativas do n. do trato solitário que se conectam nesse núcleo também.
Núcleo Ventral Oral Posterior (VOP)recebe estímulo do núcleo denteado e do núcleo rubro por meio do trato deteadotalâmico. Saindo do VOP há projeções para o córtex motor (área 4) que executam o movimento.
Núcleo Ventral Oral Anterior (VOA)recebe estímulo do globo pálido e faz projeções para o córtex pré-motor. Relacionado com o início do movimento.
Núcleo Ventral Anteriorrecebe estímulos do globo pálido e faz projeções para o córtex pré-motor.
Corpo Geniculado Lateralsaída do trato óptico após o quiasma óptico. Em seguida há a radiação óptica até o córtex visual (área 17, sulco calcarino).
Corpo Geniculado Medialrecebe impulsos auditivos vindos do lemnisco lateral e os retransmite por radiação auditiva até o córtex auditivo (giros temporais transversos de Heschl).
Núcleo AnteriorÉ um núcleo inespecífico relacionado com o sistema límbico. Se liga ao corpo mamilar e ao fórnix (estruturas do sistema límbico) via trato mamilotalâmico. Responsável por modular emoções.
Núcleo MedialFaz conexões bidirecionais ponto a ponto com áreas associativas do lobo frontal e com a área pré-motora. Recebe estímulos aferentes de outros núcleos talâmicos (interlaminares e ventrais) e recebe estímulos do hipotálamo. *personalidade
PulvinarFaz conexões com áreas associativas do parietal e occipital circundadas pelo córtex primário somatossensitivo visual (principal) e auditivo. Recebem também estímulos dos núcleos interlaminares.
Núcleos LateraisSão o Dorsal e o Posterior. Não exercem estimulação fora do tálamo, são ligados unicamente a outros núcleos talâmicos (modulam vias intertalâmicas).
Núcleos IntralaminaresLocalizados na lâmina medular interna, recebem estimulação aferente do tronco, do cerebelo, GPi e outros núcleos talâmicos. Faz projeções ao núcleo caudado, putamen e globo pálido. O principal é o Núcleo Centromediano que faz parte do sistema reticular ativador ascendente (relacionado com a consciência).
Vascularização do tálamoa. talamoperfurante anterior e posterior e a. talamogeniculada. *Variante anatômica – A. de Percheron: tronco comum das Aa. Tálamoperfurantes. É comum ter oclusões nessa artéria com infarto talâmico bilateral.