SEARCH
You are in browse mode. You must login to use MEMORY

   Log in to start

level: DIABETES MELLITUS

Questions and Answers List

level questions: DIABETES MELLITUS

QuestionAnswer
Quanto ao tratamento da DM2, é correto afirmar que: a) A metformina é uma biguanida, ou seja, um agente que aumenta a secreção de insulina, e é considerada a primeira escolha no tratamento da DM2. b) Se o paciente estiver em uso de metformina, é necessário dosar anualmente vitamina B12, pelo risco de deficiência. c) A metformina é um tratamento adequado para aqueles pacientes diabéticos com nefropatias, não tendo contraindicação em relação à TFG. d) As glitazonas são tiazolidinedionas que melhoram o desempenho da insulina endógena. Um exemplo é a pioglitazona. e) Inibidores da alfaglicosidase são agentes que não aumentam a secreção de insulina, com aumento da absorção intestinal da glicose.As corretas são B e D. Corrigindo a A: a biguanida é um agente que NÃO aumenta a secreção de insulina. C: a metformina é contraindicada se TFG < 30 ml/min/1.72m² E: os inibidores da alfaglicosidase REDUZEM a velocidade de absorção intestinal da glicose.
São agentes que aumentam a secreção de insulina:Sulfonilureias (glibenclamisa, gliclazida, glipizida e glimepirida) e glinidas (nateglinida, repaglinida).
Incretinomiméticos são agentes que aumentam a secreção de insulina dependente de glicose e diminuem a de glucagon. São exemplos corretos de incretinomiméticos: a) Sitagliptina, liraglutida e metformina. b) Vildagliptina, dulaglutida e saxagliptina. c) Sitagliptina, acarbose e gliclazida. d) Dapaglifozina, sitagliptina e metformina.B
Qual o mecanismo de ação dos incretinomiméticos inibidores do DPP-4?Inibem a degradação do GLP-1, melhorando a resposta à insulina e agindo na glicemia pré e pós prandial.
Os incretinomiméticos análogos do GLP-1 agem de que forma? Cite 5 exemplos dessas medicações.Estimulam a secreção de insulina (glicose-dependente), retardam o esvaziamento gástrico, reduzem a hiperglucagonemia e o apetite, tendo também ação antiapoptótica sobre as células beta; são exemplos: liraglutida, semaglutida, dulaglutida, exenatida e lixisenatida.
Responda V ou F: ( ) Dapaglifozina é um exemplo de inibidor do SGLT-2, um agente que aumenta a secreção de insulina. ( ) Os inibidores do SGLT-2 previnem a reabsorção de glicose no túbulo renal proximal, previnindo assim a glicosúria. ( ) Dapaglifozina, empaglifozina e canaglifozina são exemplos de agentes que promovem a glicosúria, sendo contraindicados em casos de ICC e nefropatias. ( ) O uso de pioglitazona, uma tiazolidinediona (agente que não aumenta a secreção de insulina) é contraindicado em IC em grau III e IV e também em doença hepática grave, tendo benefício para a fibrose hepática avançada.F, V, F, V
Quais são as metas terapêuticas para um paciente recém iniciado no tratamento da DM?GJ e pré prandial < 100 mg/dL. Glicemia de 2h < 160-180 mg/dL. Redução parcial e proporcional do nível de HbA1c.
Em um paciente já na terceira etapa do tratamento da DM, quais são as metas terapêuticas esperadas?GJ e pré prandial < 100 mg/dL. Glicemia de 2 h < 160 mg/dL. Glicada < 7%.
Responda V ou F para o tratamento da DM: ( ) Se o paciente tiver doença aterosclerótica cardiovascular já estabelecida, coronariopatias: preferir associar metformina a análogos do receptor GLP-1 ou inibidor do SLGT-2 (se tiver TFG adequada). ( ) Se tiver IC ou DRC com TFG entre 30-60 ml/min/1.72m², iSLGT-2 não tem ação benéfica; pensar em aGLP-1. ( ) Se glicada acima do alvo, evitar glitazonas na vigência de IC e preferir outras como DDP-4, sulfonilureias. ( ) Se o objetivo é evitar ou reduzir o risco de hipoglicemia, iDPP-4, aGLP-1, iSGLT-2, TZD. ( ) Se o objetivo é evitar o aumento de peso ou reduzir o peso, preferir drogas que aumentam a secreção de insulina. ( ) Quando o custo for o maior problema, associar sulfonilureia (glibenclamida) com a metformina. Pode-se pensar em glitazonas também. Depois disso, o que nos sobra é a insulina.V F, o iSLGT-2 tem ação benéfica. V V F, Se o objetivo é evitar o aumento de peso ou reduzir o peso, evitar drogas que aumentam a secreção de insulina. Preferir iSGLT-2 e aGLP-1. Pode associar com droga neutra depois (DPP-4). V
Quanto às insulinas, é incorreto afirmar: a) Glargina 100 UI é uma insulina basal de longa duração, que reduz o risco de hipoglicemia. b) A glargina 300 UI é uma insulina basal de ação ultra longa. c) a NPH é uma insulina de ação intermediária, sendo necessário aplicar de 2 a 3 vezes ao dia. d) Insulina regular, asparte, lispro e glulisina são insulinas bolus com ação ultrarrápida, sendo necessário aplicar logo antes ou logo após as refeições.A D está incorreta, porque a insulina regular tem ação rápida, e não ultrarrápida.
São afirmações corretas sobre o DM1: a) Nesse tipo de diabetes, o paciente tem uma doença autoimune que destrói o pâncreas, e nesse caso temos que iniciar o tratamento com a insulina desde o diagnóstico. b) Nesse tipo de DM, é necessário mimetizar a insulina basal para cobrir as glicemias basais, e aplicar pelo menos 3 doses de insulina bolus durante o dia. c) Ao aplicar a insulina, é necessário fazer fricção local pois isso aumenta a rapidez de absorção. d) O local de absorção mais rápido da insulina é no abdômen.A, B e D. Não se deve fazer calor ou fricção local, pois aumenta a absorção e o paciente pode fazer hiperglicemia.