SEARCH
You are in browse mode. You must login to use MEMORY

   Log in to start

ENDOCRINOLOGIA


🇵🇹
In Portuguese
Created:


Public
Created by:
Luana Leite


0 / 5  (0 ratings)



» To start learning, click login

1 / 11

[Front]


Quanto ao tratamento da DM2, é correto afirmar que: a) A metformina é uma biguanida, ou seja, um agente que aumenta a secreção de insulina, e é considerada a primeira escolha no tratamento da DM2. b) Se o paciente estiver em uso de metformina, é necessário dosar anualmente vitamina B12, pelo risco de deficiência. c) A metformina é um tratamento adequado para aqueles pacientes diabéticos com nefropatias, não tendo contraindicação em relação à TFG. d) As glitazonas são tiazolidinedionas que melhoram o desempenho da insulina endógena. Um exemplo é a pioglitazona. e) Inibidores da alfaglicosidase são agentes que não aumentam a secreção de insulina, com aumento da absorção intestinal da glicose.
[Back]


As corretas são B e D. Corrigindo a A: a biguanida é um agente que NÃO aumenta a secreção de insulina. C: a metformina é contraindicada se TFG < 30 ml/min/1.72m² E: os inibidores da alfaglicosidase REDUZEM a velocidade de absorção intestinal da glicose.

Practice Known Questions

Stay up to date with your due questions

Complete 5 questions to enable practice

Exams

Exam: Test your skills

Course needs 15 questions

Learn New Questions

Dynamic Modes

SmartIntelligent mix of all modes
CustomUse settings to weight dynamic modes

Manual Mode [BETA]

The course owner has not enabled manual mode
Specific modes

Learn with flashcards
Complete the sentence
Listening & SpellingSpelling: Type what you hear
multiple choiceMultiple choice mode
SpeakingAnswer with voice
Speaking & ListeningPractice pronunciation
TypingTyping only mode

ENDOCRINOLOGIA - Leaderboard

0 users have completed this course. Be the first!

No users have played this course yet, be the first


ENDOCRINOLOGIA - Details

Levels:

Questions:

11 questions
🇵🇹🇵🇹
Quanto ao tratamento da DM2, é correto afirmar que: a) A metformina é uma biguanida, ou seja, um agente que aumenta a secreção de insulina, e é considerada a primeira escolha no tratamento da DM2. b) Se o paciente estiver em uso de metformina, é necessário dosar anualmente vitamina B12, pelo risco de deficiência. c) A metformina é um tratamento adequado para aqueles pacientes diabéticos com nefropatias, não tendo contraindicação em relação à TFG. d) As glitazonas são tiazolidinedionas que melhoram o desempenho da insulina endógena. Um exemplo é a pioglitazona. e) Inibidores da alfaglicosidase são agentes que não aumentam a secreção de insulina, com aumento da absorção intestinal da glicose.As corretas são B e D. Corrigindo a A: a biguanida é um agente que NÃO aumenta a secreção de insulina. C: a metformina é contraindicada se TFG < 30 ml/min/1.72m² E: os inibidores da alfaglicosidase REDUZEM a velocidade de absorção intestinal da glicose.
São agentes que aumentam a secreção de insulina:
Sulfonilureias (glibenclamisa, gliclazida, glipizida e glimepirida) e glinidas (nateglinida, repaglinida).
Qual o mecanismo de ação dos incretinomiméticos inibidores do DPP-4?
Inibem a degradação do GLP-1, melhorando a resposta à insulina e agindo na glicemia pré e pós prandial.
Os incretinomiméticos análogos do GLP-1 agem de que forma? Cite 5 exemplos dessas medicações.
Estimulam a secreção de insulina (glicose-dependente), retardam o esvaziamento gástrico, reduzem a hiperglucagonemia e o apetite, tendo também ação antiapoptótica sobre as células beta; são exemplos: liraglutida, semaglutida, dulaglutida, exenatida e lixisenatida.
Quais são as metas terapêuticas para um paciente recém iniciado no tratamento da DM?
GJ e pré prandial < 100 mg/dL. Glicemia de 2h < 160-180 mg/dL. Redução parcial e proporcional do nível de HbA1c.
Em um paciente já na terceira etapa do tratamento da DM, quais são as metas terapêuticas esperadas?
GJ e pré prandial < 100 mg/dL. Glicemia de 2 h < 160 mg/dL. Glicada < 7%.
Responda V ou F para o tratamento da DM: ( ) Se o paciente tiver doença aterosclerótica cardiovascular já estabelecida, coronariopatias: preferir associar metformina a análogos do receptor GLP-1 ou inibidor do SLGT-2 (se tiver TFG adequada). ( ) Se tiver IC ou DRC com TFG entre 30-60 ml/min/1.72m², iSLGT-2 não tem ação benéfica; pensar em aGLP-1. ( ) Se glicada acima do alvo, evitar glitazonas na vigência de IC e preferir outras como DDP-4, sulfonilureias. ( ) Se o objetivo é evitar ou reduzir o risco de hipoglicemia, iDPP-4, aGLP-1, iSGLT-2, TZD. ( ) Se o objetivo é evitar o aumento de peso ou reduzir o peso, preferir drogas que aumentam a secreção de insulina. ( ) Quando o custo for o maior problema, associar sulfonilureia (glibenclamida) com a metformina. Pode-se pensar em glitazonas também. Depois disso, o que nos sobra é a insulina.V F, o iSLGT-2 tem ação benéfica. V V F, Se o objetivo é evitar o aumento de peso ou reduzir o peso, evitar drogas que aumentam a secreção de insulina. Preferir iSGLT-2 e aGLP-1. Pode associar com droga neutra depois (DPP-4). V