SEARCH
You are in browse mode. You must login to use MEMORY

   Log in to start

level: Level 1

Questions and Answers List

level questions: Level 1

QuestionAnswer
A pancreatite aguda é uma destruição enzimática do pâncreas causada pela liberação de enzimas ativas para o parênquima da glândula. Esse evento repentino está frequentemente associado a uma grande ingestão de álcool. Com referência a essas enzimas pancreáticas está correto afirmar que são?Produzidas e secretadas por ácinos serosos.
Os pinealócitos são as células principais da glândula pineal. Estão dispostos em agregados ou cordões nos lóbulos formados por septos de tecido conjuntivo que se estendem dentro da glândula a partir da pia-máter que recobre a sua superfície e secretam qual hormônio abaixo. *Melatonina.
O câncer de intestino é mais comum na região do intestino grosso, começando com uma lesão benigna que vai evoluindo lentamente até transformar-se numa lesão maligna. Hábitos de vida saudável e a realização do exame de colonoscopia a partir de uma certa idade, são medidas para se evitar esta patologia. A estrutura histológica do intestino grosso apresenta na sua formação?Mucosa lisa com grande quantidade de células caliciformes responsáveis pela lubrificação
LPD, 32 anos, paciente real crônico deu entrada no hospital com quadro de anemia. Essa anemia está associada a qual atividade renal abaixo? *Diminuição da síntese de eritropoetina em células intersticiais.
Uma mulher obesa de 46 anos apresenta história de 6 horas de dor moderada no quadrante superior direito (QSD), que começou após o jantar, e que irradia pelo seu dorso. A dor aumentou gradualmente e se estabilizou nas últimas horas. Após a ultrassonografia e exames específicos é diagnosticada com colelitíase (cálculos na vesícula biliar). Quais das atividades realizada pela vesícula biliar está associada a colelitíase. *Remoção de água da bile concentrando sais biliares, colesterol e bilirrubina.
Os canalículos biliares são a primeira porção do sistema de ductos biliares. São espaços tubulares com cerca de 1 a 2 micrometros de diâmetro e formados por qual estrutura abaixo? *Membrana plasmática de dois hepatócitos.
O Mineralocorticoides aldosterona é um hormônios esteroides (derivados do colesterol) que ajudam no controle da homeostasia eletrolítica (atuam sobre o túbulo distal do rim para aumentar a reabsorção de sódio e diminuir a do potássio); atuam na manutenção do equilíbrio osmótico na urina e na prevenção da acidose sérica. Sua síntese ocorre em qual região ou zona da glândula suprarrenal?Zona glomerulosa.
Uma mulher de 64 anos de idade apresenta-se ao dentista com a mucosa oral na região das bochechas com aspecto esbranquiçado. Relata ser tabagista por mais de 30 anos. Após o exame clínico é diagnosticada com leucoplasia oral que é uma patologia resultante da diferenciação anormal de qual epitélio encontrado na região (sem a leucoplasia)? *Epitélio estratificado pavimentoso.
Após uma hemorragia extensa, a diminuição do volume sanguíneo causa a redução da pressão arterial que compromete a função renal relacionada com a filtração glomerular, para induzir a elevação da pressão arterial qual ação o rim executa? *As células justaglomerulares sintetizam e secretam renina.
Um dos principais fatores de risco de câncer de estômago é a presença da bactéria Helycobacter pylori, essa é contraída pelos alimentos e bebidas contaminadas. Geralmente o câncer de estômago começa na mucosa, com relação aos tipos celulares encontradas nessa mucosa, podemos afirmar que?A célula parietal é a mais predominante na região de corpo e fundo onde temos glândulas grandes. A célula endócrina produtora de vários hormônios importantes encontrase na base da glândula.
As “pedras na vesícula” caracterizam a colelitíase, na qual cristais de colesterol formam cálculos que irritam a mucosa da vesícula, que na maioria dos casos, leva a remoção do órgão cirurgicamente. Qual a alternativa que descreve a estrutura histológica da vesícula biliar?Mucosa composta de epitélio colunar simples é lâmina própria, camada de musculo liso e tecido conjuntivo perimuscular e uma membrana serosa.
Fatores exógenos de agressão podem desorganizar a camada epitelial e levar a irritação (gastrite) e ulceração da mucosa gástrica, como, por exemplo: estresse emocional, fatores psicossomáticos, substâncias ingeridas, como fármacos antiinflamatórios não esteroidais, etanol, cigarro e alguns microorganismo como a bactéria H.Pylori que é o principal indutor de úlceras gástricas , outras bactérias são destruídas no estômago , isso em consequência da ação de um produto liberado por qual das células abaixo?Parietal.
A gustação é um dos cinco sentidos do corpo humano. Relaciona-se com a capacidade de reconhecer os gostos de substâncias, graças a presença de botões gustativos em papilas no dorso da língua. O sabor representa uma mistura de sensações gustativas e olfato além de sensações táteis decorrentes da consistência dos alimentos. A sensibilidade a todos os gostos é distribuída por toda a língua, porém algumas áreas são mais responsivas a certos gostos que outras. Considerando o tema abordado acima, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.I. As papilas gustativas são classificadas em quatro tipos: circunvaladas, fungiformes, foliáceas e filiformes.II. Os botões gustativos podem ser encontrados nas papilas fungiformes, foliáceas e circunvaladas.III. As papilas foliáceas relacionam-se apenas às sensações táteis.Somente as afirmações I e II são corretas.
O sistema digestório humano é composto de um longo tubo e glândulas associadas que secretam substâncias responsáveis pela digestão química dos alimentos. Com relação a estrutura histológica do estômago e intestinos, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta?A camada submucosa do duodeno apresenta glândulas mucosas relacionadas a neutralização do produto vindo do estômago.
Na doença alcoólica do fígado, esse órgão apresenta-se cronicamente com insuficiência funcional e desenvolvimento de fibrose. A fibrose está associada a qual evento abaixo? *As células de Ito proliferam e adquirem características de miofibroblastos.
Um homem de 56 anos apresenta-se em uma consulta inicial com queixas de aumento da circunferência abdominal, com icterícia. Ele bebe cerca de 2 a 4 taças de vinho ao jantar e lembra-se de ter tido enzimas hepáticas anormais no passado. O exame físico revela, um fígado firme palpável, leve esplenomegalia e macicez móvel compatível com a presença de ascite. Os exames laboratoriais indicam funções hepáticas alteradas. Diagnostico: cirrose hepática que caracteriza-se por morte contínua de hepatócitos e produção aumentada de tecido conjuntivo fibroso que estão associados respectivamente?Ao aparecimento da icterícia e ao espaço de Disse.
Em determinadas cardiopatias, o coração é incapaz de fornecer sangue oxigenado suficiente para muitos tecidos e órgãos, incluindo o fígado, que é prontamente afetado pela hipoperfusão e hipóxia, o que leva os hepatócitos mais próximos da veia centrolobular (vênula hepática terminal ou veia central) serem os primeiros afetados por quê a circulação sanguínea no lóbulo hepático ocorre?Da periferia para o centro (circulação centrípeta).
Adolescente do sexo masculino foi envolvida em um acidente doméstico, no qual sofreu traumatismo craniano grave. Sua recuperação foi lenta, mas sem intercorrências, ela recebeu alta hospitalar sem quaisquer sinais ou sintomas residuais. Algum tempo após o acidente, em consulta ao médico, o adolescente de ir várias vezes ao banheiro durante o dia para micção (polaciúria) e eliminação de grandes volumes de urina clara e tinha sede constante e com frequência ingeria vários copos de água pela manhã. Foi diagnosticado com “dediabetes insipidus”. Podemos concluir que a dediabetes insipidus apareceu pela lesão traumática de quais estruturas abaixo?Da neuro-hipófise ou do núcleo supraóptico do hipotálamo
A colonoscopia é o exame indicado para o diagnóstico do câncer de intestino, é um exame preventivo, pois quando são encontrados pólipos (lesões benignas) estes são retirados. A ressecção é importante porque na maioria das vezes o tumor se origina desses pólipos. Com relação a estrutura dos intestinos é correto afirmar que? *Uma das diferenças entre as regiões do intestino delgado está na presença ou ausência de glândulas na túnica submucosa.
Em cada angulação poligonal periférica do lóbulo hepático, observa-se o acúmulo de tecido conjuntivo contendo vasos e ducto que são fundamentais para a circulação sanguínea hepática e de bile. Essa região corresponde?Espaço porta, contendo ramo da veia porta, ramo da artéria hepática e ducto biliar.
Um menino de 7 anos de idade apresenta vômitos há vários dias consecutivos. Sua irmã, que tem doença celíaca, já teve sintomas semelhantes. O crescimento dele tem sido normal, mas com perda de peso. Após os exames específicos que revelam enzimas hepáticas elevadas, deficiência de vitamina D, constipação, estomatite aftosa é diagnosticado com Doença celíaca que está relacionada a perda de componentes do intestino delgado – jejuno comprometendo qual estrutura e atividadesMucosa com vilosidades – absorção.
A anemia perniciosa é uma das causas mais comuns de deficiência de cobalamina ou vitamina B12. Muitos avanços em pesquisas levaram a conclusão de que a anemia perniciosa é uma doença auto imune caracterizada pela absorção deficiente de Vitamina B12. (O.O Hernandez, 2017). A absorção da vitamina B12 tem que estar associada a um fator (FAAI), produzido na mucosa gástrica por qual célula? *Parietal.
Quando de uma comparação entre o pâncreas e a glândula parótida, no estudo em uma lâmina histológica que é de pâncreas e não a glândula parótida devido a qual estrutura abaixo? *Presença de células centro acinosas
As glândulas paratireoides funcionam na regulação dos níveis de cálcio e de fosfato por meio da ação do paratormônio (PTH) que é essencial para a vida atando no metabolismo de qual célula abaixo. *Osteoclasto – reabsorção da matriz óssea.
O hipotireoidismo pode ser causado por um aporte de iodo insuficiente na dieta (bócio por deficiência de iodo, bócio endêmico) ou por uma de várias doenças autoimunes hereditárias, como tireoidite autoimune (tireoidite de Hashimoto). No primeiro caso (deficiência de iodo na dieta) qual produto das células foliculares deixa de ser formado e como consequência a não formação dos hormônios tiroidianos. *Monoiodotirosina (T1).
A muscular da mucosa está presente ao longo do tubo digestivo é responsável pelos movimentos da mucosa independente dos movimentos peristálticos do tubo digestivo. Está estrutura é formada por músculo liso e está posicionada em qual região?No limite entre a mucosa e a submucosa.
Em uma competição oficial, uma das atletas foi eliminada no exame “antidoping” porque, embora não houvesse vestígio de nenhuma substância estranha em seu organismo, ela apresentava uma taxa de eritrócitos e de hemoglobina muito mais alta que a média das atletas de sexo feminino com a mesma idade. Os responsáveis pela competição consideraram imprópria sua participação nos jogos porque?A maior taxa de hemácias permitiria uma maior oxigenação do sangue e uma maior obtenção de energia.
Esôfago é um tubo com cerca de 25 cm de comprimento, que transporta o bolo alimentar da faringe para o estômago. A luz do esôfago encontra-se geralmente colapsada devido às pregas longitudinais, formadas pela mucosa e submucosa, com a contração da camada muscular circular. Durante a deglutição o esôfago distende-se e essas pregas desaparecem. Com relação a sua estrutura geral, é correto afirmar que? *Na porção medial do esôfago está presente fibras musculares lisas e estriadas esqueléticas.
Na camada submucosa do esôfago é encontrado as glândulas esofágicas, cuja secreção facilita a passagem do bolo alimentar protegendo a mucosa contra o atrito. Essas glândulas são formadas por quais estruturas? *Ácino mucoso
FMS foi diagnosticada com calo nas cordas vocais que é uma lesão causada pelo uso excessivo da voz mais frequente em professores, palestrantes e cantores, especialmente nas mulheres devido a própria anatomia da laringe feminina. O diagnóstico foi pelo otorrinolaringologista através da observação dos sintomas apresentados e confirmado através de exames de imagem, a endoscopia digestiva alta, onde é possível observar a aparência da laringe e das cordas vocais que quando não alteradas apresentam a superfície luminal das pregas vocais é vestida por __________________, como na maior parte da epiglote. O restante da laringe é revestido por__________________________, que caracteriza o trato respiratório. Assinale a alternativa que contém os respectivos epitélios. *epitélio estratificado pavimentoso / epitélio pseudoestratificado colunar ciliado.